Layout do blog

Quando procurar um Dermatologista?

Quando procurar um dermatologista

O Dermatologista deve ser procurado para tratamentos preventivos, diagnósticos ou tratamentos relacionados à saúde da pele em geral. A especialidade da dermatologia é a responsável pelo cuidado de tudo o que é relacionado ao tecido epitelial, como pele, cabelo e unhas.

Embora muito relacionado às questões estéticas, o médico dermatologista tem uma função que vai além da aparência da pele, unhas ou cabelos. Esse profissional é indicado para tratamentos preventivos, bem como cirurgias, diagnósticos e avaliação de doenças mais profundas, que podem comprometer a saúde como um todo. Por isso, é importante estar atento aos sinais de quando procurar um dermatologista, e é o que vamos esclarecer.

Dermatologista para prevenção

Dermatologista para prevenção

É muito importante realizar consultas com dermatologista para prevenção. O profissional é o mais recomendado para indicar quais os cuidados necessários com a saúde da pele, a fim de evitar problemas dermatológicos futuros. Além disso, o médico dermatologista pode orientar sobre as melhores formas de cuidado diário de acordo com as particularidades de cada paciente, orientando sobre os melhores tipos de cremes, protetores, sabonetes e outros produtos para o dia-a-dia, com o objetivo de manter a pele sempre saudável, viçosa e bonita, assim como as unhas e os cabelos. 

Sinais de alerta para procurar um médico dermatologista

sinais de alerta para procurar um médico dermatologista

Como já citado, é recomendado fazer consultas periódicas com o dermatologista, mesmo antes dos problemas aparecerem. Mas também é muito importante estar atento aos sinais da sua saúde, observando qualquer alteração, por menor que seja, para procurar um profissional especializado. Veja os sinais de alerta sobre quando procurar um médico dermatologista, e evitar que problemas simples se agravem.

Excesso de cravos e espinhas

O excesso de cravos e espinhas, também conhecido como acne, é muito comum, principalmente, na adolescência, mas pode acometer homens e mulheres em outras fases da vida. Os sinais aparecem no rosto e em outras partes do corpo, como as costas. Por deixar uma série de sinais e cicatrizes, pode trazer sérias consequências emocionais ao paciente, por isso, procurar ajuda de um dermatologista logo nos primeiros sintomas é a melhor opção.

Alterações na pele

Alterações na pele como manchas, vermelhidão, descamação, coceira ou surgimento de pintas, sinais e caroços devem ser prontamente avaliadas pelo médico dermatologista, pois podem indicar uma série de doenças dermatológicas, das mais simples, como uma irritação momentânea a algum tipo de substância, até as mais graves, como câncer de pele e outras doenças. Somente o médico dermatologista é capaz de avaliar, diagnosticar e indicar o tratamento adequado de acordo com cada caso.

Pele muito oleosa ou muito seca

Quando o paciente apresenta pele oleosa ou ressecada em excesso, é necessário buscar o auxílio do dermatologista, que poderá avaliar corretamente o tipo de pele e indicar os produtos mais adequados de acordo com as características específicas de cada uma. Fazer o diagnóstico e o tratamento adequado pode prevenir uma série de doenças e transtornos relacionados à condição.

Suor excessivo

O suor é absolutamente normal para qualquer ser humano. A transpiração desenvolve um papel importante no organismo, pois é através dela que a temperatura do corpo é regulada. Porém, o suor excessivo pode causar uma série de transtornos ao paciente, desde manchas nas roupas até constrangimento ao cumprimentar algum conhecido. Existe tratamento para o desequilíbrio da sudorese, que é feito pelo dermatologista após a análise clínica.

Unhas fracas ou manchadas

O dermatologista também é o profissional indicado para cuidar da saúde das unhas. Ao apresentar unhas fracas, manchas ou qualquer outro sinal diferente do padrão, é necessário buscar ajuda médica, já que alterações nas unhas podem indicar uma série de fatores, das alergias às deficiências nutricionais, e até indicativo de outras doenças, como diabetes, doenças respiratórias e problemas cardiovasculares.

Queda de cabelo

Ter queda de cabelo é comum, porém, quando em excesso, pode indicar outros problemas de saúde. Por isso, a avaliação do dermatologista é fundamental. O médico poderá avaliar se o problema tem origem dermatológica ou é sintoma de outra doença, podendo encaminhar o paciente à especialidade mais adequada.

Consulta com dermatologista em Jundiaí

Existem mais de 3 mil doenças dermatológicas catalogadas, por isso, alguns sinais acendem um alerta de que é hora de procurar um dermatologista. Além dos já citados no artigo, outras alterações relacionadas à pele, unhas e cabelos devem ser avaliadas pelo profissional especializado. A Derma Luz é uma clínica de dermatologia e oferece consulta com dermatologista em Jundiaí para diagnósticos, tratamentos e cirurgias. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp (11) 94508-6909 ou telefone (11) 2817-0600.

Share by: